quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

UNIS 24/11/2014

Hoje quando chegamos tinham apenas 4 meninas diferente de todos os outros dias q costumava ter 15, pois hoje algumas estavam no salão de beleza, na escola ou em outras atividades, mas tudo bem começamos a nossa aula. Tinha duas alunas novatas que não queria participar das atividades, então a agente foi rígida e disse que se elas não quisessem participar voltariam para o alojamento. Uma resolveu participar e a outra voltou para o alojamento. Ficamos então com três alunas. Perguntamos a elas, quais os jogos que elas mais gostaram e elas responderam o do congela e o do cegos, fizemos então os jogos com um dos agentes filmando. O que eu venho percebendo em todas as aulas é que elas gostam de cenas mais agressivas, de brigas, uso de drogas, roubo, talvez por já pertencer ao mundo delas e acharem que é normal. Alguns agentes interrompem as cenas por apresentarem xingamentos ou algo com censura. Eu entendo pois elas devem ser motivadas a fazer o bem, o certo. Mas também discordo pois no teatro, no palco a gente pode ser quem a gente quiser, não precisamos seguir regras, mas enfim, fizemos algumas cenas e elas não se importaaram de serem filmadas, porém a instituição não permitem que o rosto delas fiquem expostos então quando chegamos em casa desfocamos os rostos delas. Sentamos e fizemos uma roda de debates. Fiz uma mesma pergunta a elas que fizemos em nosso primeiro dia de aula que era: Quais são os seus sonhos? Fiquei surpresa com as respostas, pois quando chegamos todas elas ou a maioria diziam não ter nenhum sonho e hoje todas elas disseram ter algum sonho, de fazer faculdade, ter um emprego, família, umas querem até ser atrizes. Fiquei tão feliz pois ao longo das aulas elas sonharam, elas tiveram um espaço para pensarem no futuro e compartilharam aquilo comigo e com a Naiara, eu fiquei arrepiada ao ouvir cada uma falando de seus sonhos. Fui embora contente com mais uma missão cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário