Hoje quando chegamos tinham apenas 4
meninas diferente de todos os outros dias q costumava ter 15, pois
hoje algumas estavam no salão de beleza, na escola ou em outras
atividades, mas tudo bem começamos a nossa aula. Tinha duas alunas
novatas que não queria participar das atividades, então a agente
foi rígida e disse que se elas não quisessem participar voltariam
para o alojamento. Uma resolveu participar e a outra voltou para o
alojamento. Ficamos então com três alunas. Perguntamos a elas,
quais os jogos que elas mais gostaram e elas responderam o do congela
e o do cegos, fizemos então os jogos com um dos agentes filmando. O
que eu venho percebendo em todas as aulas é que elas gostam de cenas
mais agressivas, de brigas, uso de drogas, roubo, talvez por já
pertencer ao mundo delas e acharem que é normal. Alguns agentes
interrompem as cenas por apresentarem xingamentos ou algo com
censura. Eu entendo pois elas devem ser motivadas a fazer o bem, o
certo. Mas também discordo pois no teatro, no palco a gente pode ser
quem a gente quiser, não precisamos seguir regras, mas enfim,
fizemos algumas cenas e elas não se importaaram de serem filmadas,
porém a instituição não permitem que o rosto delas fiquem
expostos então quando chegamos em casa desfocamos os rostos delas.
Sentamos e fizemos uma roda de debates. Fiz uma mesma pergunta a elas
que fizemos em nosso primeiro dia de aula que era: Quais são os seus
sonhos? Fiquei surpresa com as respostas, pois quando chegamos todas
elas ou a maioria diziam não ter nenhum sonho e hoje todas elas
disseram ter algum sonho, de fazer faculdade, ter um emprego,
família, umas querem até ser atrizes. Fiquei tão feliz pois ao
longo das aulas elas sonharam, elas tiveram um espaço para pensarem
no futuro e compartilharam aquilo comigo e com a Naiara, eu fiquei
arrepiada ao ouvir cada uma falando de seus sonhos. Fui embora
contente com mais uma missão cumprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário