terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Descrições de Estágio da APAE do dia 23/10/2014

Hoje foi meu primeiro dia na APAE. Cheguei e fui bem recepcionada. Percebi que todas as crianças são tratadas com muito carinho e muito respeito pelos educadores o que me trouxe muita emoção por saber que não são mal tratados, que são tratados todos de igual para igual e que são atendidos por suas necessidades, isso realmente me deixou muito feliz. O que me deixou triste foi a falta de estrutura para suportar todos as crianças. São poucas salas, e as salas são menores que um quarto e que deveriam suportar 12 crianças, sem falar que não há muita ventilação e nem janelas. Foi muito difícil ver um projeto tão lindo, tão solidário, mas que não há uma estrutura até porque não tem a ajuda do governo., enfim. Fui direcionada a quadra, o único lugar onde cabiam todos os alunos. Quando entrei tive uma surpresa, pois percebi que a turma não estava preparada para ter uma aula de teatro. Para eles era como se fosse um dia normal, como se eles não fossem avisados que teriam uma aula de teatro. Eu entrei a outra professora estava lá, falou oi comigo e continuou fazendo o que estava fazendo: distraindo os alunos com outra atividade, ou seja eles não tinham um espaço para a nossa aula. Eu tentei fazê-los perceber que a minha aula iria começar, chamando-os para sentarem em um círculo para conversarmos. Eles demoraram a entender, pois estavam distrídos com outras atividades. Na quadra há vários elementos que os dispersam como rede de vôlei, bolas, mesa com vários brinquedos, peças de missangas, cadernos com atividades educativas, cd´s para ouvirem músicas etc. O que dificulta o nosso trabalho. Depois de muito tempo consegui reuni-los em um semi-círculo. Me apresentei, falei que teríamos aula de teatro e para conhecê-los perguntei seus nomes e o que gostam de fazer alí. A maioria gostava de dançar funk e de jogar bola. Tentei desafia-los para algo novo, o que não aceitaram muito pois estão acostumados a fazer a mesma coisa sempre e não são obrigados a fazerem nada, o que dificulta também. Comecei com um jogo da bola, algo que é familiar para eles pois como disse eles gostam, mas uma atividade diferente que eles até gostaram e quando gostam eles demonstram e se divertem. O jogo era um jogar a bola para o outro andando todos pela quadra em direções diferentes, porém eles não conseguiram andar por toda a sala, eles andavam em círculo, mas responderam ao jogo pois jogavam a bola para o outro quando o outro não esperava o que era a proposta. Alguns tem dificuldade de percepção, mas foi ótimo jogo. Depois brincamos de cobra-cega. Amarrei uma venda no olho em uma pessoa e esta teria que pegar outro como num pique-pega, porém com os olhos vendados e os outros deveriam fazer barulhos para o jogador se aproximar. Foi ótimo o desempenho de todos, eles gostaram e trabalhamos mais a atenção. Depois brincamos de chicotinho queimado, são brincadeiras mis simples, mas que eles conseguem acompanhar e que trabalham a atenção, percepção, lógica, tato, audição etc. Depois disso eles cansaram, não quiseram mais fazer nada, foram aos poucos se dispersando e como não podemos forçá-los a nada, tivemos que aceitar. Com mais algum tempo fomos embora. Conseguimos passar algumas noções de espaço e inserir nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário